Dificuldades na logística de clima e segurança, desrespeito a sinalização e limpeza constante. Esses foram apenas alguns dos desafios encontrados na reforma de fachada do edifício garagem do Clube Curitibano, uma construção com um volume de tráfego superior a 5.000 veículos por dia e com 4.600 M2 de área de intervenção.
Nesse cenário, o objetivo do presente artigo é compartilhar os bastidores, dificuldades e aprendizados dessa execução, cujo resultado não é definido apenas pela qualidade final do produto, como também pelo profissionalismo demonstrado e fiscalizado diariamente pelos sócios.
Qual era o objeto da reforma?
A reforma de fachada consistia na retirada de 2.320 M2 de pastilhas cerâmicas, seguido da regularização do substrato com argamassa e aplicação de revestimento de textura externa da marca Terracor. Além disso, a obra também contemplava 2.200 M2 de lavagem e reparo pontual de superfície com pastilha cerâmica.
Quais soluções foram adotadas?
A fim de diferenciar a nossa proposta desde a etapa da concepção, foram contemplados 3 medidas para promover uma melhor convivência e auxiliar na adaptação:
• Intervenção realizada em faixas de 3 balancins: A fim de que não fosse interditado um número excessivo de vagas, a reforma foi executada em faixas verticais de aproximadamente 15 metros de largura. Dessa forma, o prejuízo no funcionamento do edifício era minimizado, além de auxiliar no controle da limpeza.
• Calhas de madeira: Ao invés da utilização de “bandeijão”, para evitar ruídos e incômodo aos sócios, os entulhos eram destinados ao andar mais próximo, por meio da utilização de uma “calha de madeira”. Dessa forma, a limpeza poderia ser feita em fases, com base no avanço da demolição.
• Investimento em sinalização e limpeza constante: Na entrada e em todos os andares, a reforma contemplava inúmeras placas com cuidado a velocidade e respeito a sinalização, com explicações do escopo da obra e seus objetivos. Além disso, foi investido em dois colaboradores com função integral em manter a obra organizada e limpa constantemente.
Quais foram os desafios da execução?
Dificilmente, uma reforma começa como ela termina. Em qualquer intervenção, são encontrados dificuldades técnicas e logísticas que não havia sido previsto no período inicial. Por isso, a necessidade de uma equipe com capacidade de se adaptar e comunicar constantemente.
• Camada de regularização: Após a retirada das pastilhas cerâmicas, foi observado que a camada para regularização seria muito estreita e, portanto, poderia provocar retração ou falta de aderência ao substrato. Nessa resolução, foi conversado com três técnicos de argamassa das principais indústrias do país, para que pudessem certificar a utilização. A partir dessa análise, foi definido a utilização de argamassa industrializada ACIII da Quartzolit, com um controle rigoroso da água para evitar fissuras e garantir as suas propriedades.
• Diferença da tonalidade do revestimento: Após definir o método de execução em faixas, foi analisado com a indústria do revestimento se haveria alguma diferença de tonalidade e, na época, o responsável confirmou que não seria um problema. Todavia, devido as condições climáticas, observou-se essa diferença e foi necessário mais uma demão do revestimento aplicado em toda sua extensão.
• Desrespeito a sinalização: Apesar do investimento em placas de obras, fitas zebradas e cerquites, em diversos casos, foram encontrados veículos nas áreas interditadas, o que interferia no andamento da execução. Por isso, o isolamento antes feito com fita zebrada, foi substituído com cerquite.
• Dificuldade climática: Um dos desafios de uma obra com tamanha fiscalização é a necessidade de comprovar seu avanço diariamente. Em dias de chuvas, a equipe não era mobilizada, mas após a melhora do clima, os sócios exigiam o retorno, o que muitas vezes não era possível.
Gostou dessa iniciativa?
Esse artigo corresponde ao segundo de uma série de destaques de obra, em que relatamos a realidade por trás da execução fora do perfeccionismo institucional da maioria das construtoras. Se quiser saber mais, basta acessar a página de Destaques do nosso site e conferir os demais empreendimentos do nosso portfólio.