Tecnologia não é um pré-requisito para inovar na construção civil. Em um mercado tradicional, a prática da inovação não necessariamente consiste em métodos disruptivos ou materiais emergentes: trata-se de um processo de escuta. É sobre entender as necessidades dos clientes e direcionar o esforço da engenharia para uma entrega muito além de apenas qualidade final.
Nesse cenário, o objetivo do presente artigo é compartilhar um estudo de caso de uma reforma de telhado entregue recentemente pela construtora, em conjunto com as iniciativas e ferramentas aplicadas que resultaram em um NPS de 100, que podem ser replicáveis no seu projeto.
Qual o objeto da reforma?
Consiste em um telhado de ginásio de uma rede de colégios na região metropolitana de Curitiba, com aproximadamente de 1.000 M2. Com uma estrutura intacta e um telhado com bom estado de conservação, a metodologia adotada foi a aplicação de borracha clorada e troca de translúcidas, resultando em um projeto com mais de 3 anos de garantia e 30 dias de execução.
Quais ferramentas foram aplicadas?
Nesse projeto, foram aplicadas 3 ferramentas para ajudar na fiscalização e apresentação do projeto:
• Drone: Em qualquer projeto de cobertura, a dificuldade de acesso causa transtornos na fiscalização e inviabiliza o acompanhamento. Nesse cenário, vídeos institucionais com drones foram uma tecnologia essencial para evidenciar a urgência da reforma, auxiliar na gestão dos profissionais e compartilhar o resultado final.
• Cronograma dinâmico: Após a contratação do projeto, foi enviado o cronograma definitivo e um prazo final para conclusão das atividades, formalizado contratualmente. Além disso, para auxiliar na fiscalização do projeto, foi configurado um modo de exibição para conferir a expectativa de progresso de cada uma das etapas semanalmente, que poderia ser confrontado com os demais documentos enviados.
• Diário de obra virtual: Toda quarta e sexta-feira, era enviado um resumo semanal, contemplando imagens da execução, atividades executadas, número de funcionários e observações. Dessa forma, cada decisão e dificuldade encontrada, além de ser relatada imediatamente, era registrada para entender sobre as definições envolvidas para desenvolvimento da obra.
• Relatório de desempenho: A cada 15 dias, em conjunto com o vídeo com drone, era enviado um comparativo entre o planejamento e execução, com o avanço das principais atividades e o progresso global. Além disso, eram incluídas todas as informações registradas nos diários de obra virtual.
Quais resultados foram obtidos?
• Desempenho da execução:
Mesmo com 7 dias úteis de paralisação por causa de chuvas, a reforma de telhado foi finalizada com 5 dias de antecedência (17%) e, ainda, foi realizado sobreposição de 15 ml de calhas sem qualquer oneração ao cliente.
• Satisfação dos clientes:
“Nenhuma construtora havia oferecido fiscalização semelhante. Acredito que os documentos entregues na obra foram um grande diferencial da Obra 7, fora o respeito e disposição dos colaboradores dentro de obra.” – Diretora financeira, Rede Sagrado
Se acredita que essas ferramentas, em conjunto com uma engenharia e mão-de-obra qualificadas, podem acrescentar de alguma forma na sua obra, basta entrar em contato e receber a assessoria da nossa equipe 😉