Pavimentos intertravados de concreto, mais conhecidos como pavers, vem se consolidando como uma solução inteligente e versátil para diferentes tipos de projetos, desde calçadas e praças até áreas de tráfego pesado. Além do apelo estético, o paver apresenta vantagens técnicas significativas, o tornando uma alternativa sustentável, eficiente e durável.
No entanto, a escolha do tipo de pavimento ideal para uma obra não deve ser baseada apenas em aparência ou custo inicial. É fundamental realizar uma análise criteriosa comparando diferentes soluções — como concreto moldado in loco, asfalto, blocos cerâmicos e pavers — considerando fatores como resistência, durabilidade, tempo de execução, manutenção, conforto térmico e impacto ambiental. Por isso, o objetivo desse artigo é posicionar o paver frente a esses pavimentos e apresentar exemplos reais de prazos e valores envolvidos.

Quais as vantagens do paver?
Como apresentado nos parágrafos anteriores, o paver apresenta algumas características que o destacam frente a outros sistemas de pavimentação.
1. Alta resistência mecânica:
Os blocos de concreto intertravados tem capacidade de suportar cargas elevadas, muitas vezes acima de 35 MPa (40% superior a concreto convencional) e podendo ser aplicados tanto em áreas de tráfego leve quanto moderado. A resistência é garantida pela qualidade do concreto e pelo formato que promove o travamento entre as peças. Todavia, está limitada pela resistência do solo devido a ausência de uma distribuição adequada das cargas.
2. Facilidade de manutenção e reparo:
Em caso de danos ou necessidade de intervenções no solo (como passagem de tubulações), o paver permite a remoção e reinstalação das peças sem gerar entulho e sem comprometer a estética original. Dessa forma, retira a necessidade de mão-de-obra especializada para pequenos reparos e permite maior agilidade no processo.
3. Rapidez na execução:
A instalação é simplificada, reduzindo o tempo de obra e permitindo que o pavimento possa ser utilizado praticamente logo após a conclusão. Com uma logística de materiais e equipe compatíveis, a produtividade pode chegar a 150 M2 por dia.
4. Permeabilidade e drenagem:
Ao contrário das demais soluções, o paver facilita a infiltração parcial da água, contribuindo para a redução de alagamentos e para o reabastecimento do lençol freático, tendo, portanto, uma menor agressividade ambiental. Além disso, em termos de aprovação de projeto na prefeitura, a área de paver não é contabilizada como área impermeável, permitindo uma maior área de implantação da construção.
Quanto custa o paver?
O pavimento intertravado tem seu preço associado a carga de tráfego e intervenções necessárias na base ou sub-base do pavimento. Desconsiderando o último fator, associado as condições do solo, a carga impacta na definição do bloco a ser utilizado, tanto em termos de espessura (normalmente, entre 6 ou 8 cm) quanto em resistência mecânica (normalmente, entre 30 e 35 MPa).
Como parâmetro, para um paver de tráfego de empilhadeira, o custo por metro quadrado se aproxima a R$ 114,75.
Estudo de caso: Sistema FIEP – Estacionamento de paver
Entre os mais de 7.000 M2 de pavimento intertravado executado desde o ano passado, um dos principais destaques foi o estacionamento do Sistema FIEP, localizado na Zona 05, em Maringá. Inserido em um contexto de uma obra de mais de 6 meses e 40 colaboradores, o estacionamento representa um investimento robusto na infraestrutura do imóvel em sua durabilidade e estética, instalando um paver de 8 cm em mais de 2.000 M2.
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