Infiltração. Esse é um assunto que poucas construtoras buscam se envolver. Afinal, a variedade de fatores envolvidos torna a identificação da causa, e garantia de satisfação do serviço, improvável. Todavia, conforme o histórico e portfólio de uma construtora aumenta, torna-se possível estudar uma analogia de casos semelhantes, e propor análises cada vez mais precisas e estatísticas.
E é disso que se trata esse artigo. Não é nenhum guia definitivo sobre a resolução de uma infiltração de telhado. Na realidade, consiste no mapeamento das causas mais comuns observadas dentro de obra, com base em um portfólio de quase 360 empreendimentos.
Afinal, quais as principais prevenções para uma cobertura?
Prevenção x Manutenção
Apesar desse artigo tratar sobre as principais causas e prevenções, a grande maioria das infiltrações tem sua origem na ausência de manutenção adequada. Acúmulo de detritos em telhas e calhas podem ser destrutivas para qualquer cobertura. Ainda, é essencial verificar o tempo útil da telha instalada, afinal, cada material possui sua deterioração e vida útil estimada. Por isso, além de descrever as prevenções adequadas, vale reforçar sobre alguns procedimentos para minimizar a manutenção ou troca da cobertura.
1• Instalação de ralo abacaxi:
Durante a instalação das calhas, existe uma espécie de filtro para detritos, popularmente conhecida como “ralo abacaxi”. Ajuda a evitar o entupimento dos tubos de queda, mas, claro, nada substitui a limpeza e manutenção recorrente.
2• Aplicação de borracha líquida:
Surgimento de micro-fissuras é um processo natural para qualquer estrutura, e isso não é diferente para um telhado. Com o passar dos anos, telhas de fibrocimento, cerâmica ou concreto começam a perder suas propriedades impermeáveis. Todavia, ao invés da solução convencional (troca de todo telhado), tornou-se recorrente a aspersão de um líquido, cujo objetivo é preencher as fissuras e recuperar a impermeabilidade da cobertura. Dessa forma, apesar de uma medida paliativa, previne-se o custo excessivo da metodologia tradicional.
Durante a execução
Apesar de manutenção seja a causa mais comum de infiltração, existem 3 principais precauções a serem vistas antes ou durante a instalação da cobertura.
3• Dimensionamento (ou presença) de calha:
Calhas sub-dimensionadas são uma das causas mais frequentes de infiltração em chuvas torrenciais. Na maioria dos casos, não possuem nem embasamento em dados hidrológicos locais (regime de chuvas e tempo de permanência), o que explica a recorrência de incidentes.
4• Caimento do telhado:
Cada telha possui um limite mínimo e máximo de inclinação do telhado, dentro do qual consegue se tornar operacional. Para valores inferiores ao requisitado, surge acúmulo de água, sobrecarga nas telhas e redução da vida útil. Já acima do máximo, podem surgir risco de deslizamento, aumento das cargas dos ventos e dificuldades na instalação e manutenção.
5• Parafuso na região de escoamento:
Isso acontece, principalmente, em telhas metálicas, cuja fixação ocorre por meio da instalação de parafusos. Trata-se do erro de posiciona-los na região de “vale”, onde haverá escoamento da água. Dessa forma, todavia, a infiltração deve acontecer durante toda a vida útil da cobertura.
Como descobrir a causa da minha infiltração?
Não existe guia definitivo. Conforme mencionado no início desse artigo, esse material não dispensa a avaliação e recomendação de um profissional. Trata-se, somente, de um passo a passo para auxilia-lo durante esse processo. Afinal, assessoria é uma cortesia da Obra 7. Todavia, caso seja do seu interesse uma avaliação mais minuciosa do seu imóvel, basta entrar no atendimento de nossa equipe.