Parceria construtiva: um dos principais fundamentos que orientam o processo de decisão e cultura da Obra 7. Trata-se de uma perspectiva de longo prazo adotada com clientes, fornecedores e colaboradores, em que a prioridade da construtora não se limita a grandes obras ou a projetos específicos, mas na construção e retenção de grandes relacionamentos com empresas ou parceiros.
Nesse sentido, o objetivo do presente artigo consiste em compartilhar um estudo de caso das obras complementares, um empreendimento com valor acima de R$ 5 milhões e 500 dias de execução resultado de uma parceria de mais de 8 anos. Inserido em um contexto de um armazém de mais de R$ 200 milhões, também pode servir como exemplo de alguns fundamentos de planejamento e comunicação que podem ser adotados na sua obra.
No que consiste o projeto?
Consiste em uma série de construções anexas a uma das principais fábricas em Paranaguá. Entre elas, estão: construção de escritório administrativo, guarita, balança para caminhões, pavimento intertravado e diversas outras instalações auxiliares ao funcionamento do galpão.
Quais os aprendizados?
Em uma obra com diversas frentes simultâneas e fornecedores envolvidos, algumas práticas foram essenciais para compatibilizar o cronograma e evitar interferências:
• Reunião semanal com stakeholders: Foi definido uma reunião semanal na terça-feira com todas as equipes envolvidas na execução do projeto. Dessa forma, cada um reportava o avanço semanal das atividades e as frentes que seriam necessárias para garantir a eficiência da execução até a próxima conversa. Com esse formato, tornava possível a comunicação entre todas partes e constante alinhamento com o cliente.
• Flexibilidade na execução e confiabilidade no orçamento: Dentro de um contexto de diversos fornecedores em um mesmo canteiro, surge intercorrências no decorrer das atividades e novos projetos que não estavam inicialmente previstos. A flexibilidade em mobilizar a equipe para as frentes mais relevantes ao cronograma, em conjunto com a agilidade e confiabilidade dos preços de serviços complementares, foram essenciais para um desenvolvimento saudável da obra. Nesse sentido, a parceria construtiva se mostra ainda mais relevante.
• Ferramentas de fiscalização: A complexidade do projeto evidenciou que o modelo tradicional de gestão não era suficiente. A partir dessa execução, foi definido uma série de ferramentas que são replicadas em obras de qualquer porte, entre elas, diário de obra virtual, relatório de desempenho e vídeos institucionais com drone.
Qual o resultado?
“Tá tudo indo muito bem: tenho me entendido bem com o mestre, segurança na obra está 10 e estamos bem também em relação a deadline. Tenho que parabenizar vocês”. Esse foi um dos últimos retornos dados pelo gestor da obra, cuja conclusão está prevista ainda nesse mês.
Mesmo com uma obra executada dentro do prazo final, mesmo com uma série de serviços complementares, a principal construção foi uma parceria que completa mais de 8 anos. Foi construindo confiança em reformas de banheiros, guaritas, escritórios e pinturas que foi possível a participação de grandes projetos. E é nesse formato que a Obra 7 acredita.