Retirada e instalação de telhas, sobreposição de telhado, revisão de vedação. Quando o assunto é reforma de uma cobertura, existe uma infinidade de alternativas para prevenir e corrigir infiltrações. Por isso, a necessidade de uma análise comparativa entre todas essas soluções, com dados reais de preço, prazo, durabilidade e dificuldade logística ou executiva.
Nesse cenário, o objetivo do presente artigo é posicionar a aplicação de borracha clorada em relação aos demais sistemas em todos esses aspectos e relatar os aprendizados na execução de mais de 3.500 M2.
O que é a borracha clorada?
Trata-se de uma pintura impermeabilizante e anti-corrosiva aplicável, principalmente, em superfície metálica ou de concreto para tratamento de micro-fissuras, em conformidade com ABNT NBR 12944. O material foi amplamente reconhecido por prolongar a vida útil de uma cobertura por um preço mais acessível, com uma logística simplificada e um prazo reduzido em relação a reforma de telhado, com uma garantia que pode se estender até 5 anos. Para isso, em conjunto com aspersão da pintura, torna-se necessário uma revisão de todas as vedações e parafusos.
Para ter uma referência, Obra 7 utilizou a marca Refletech Gold, disponível nas cores branca e cinza.
Quando aplicar o sistema?
Como comentado no item anterior, a borracha clorada consiste em uma solução para micro-fissuras. Portanto, a sua aplicação é justificada em uma área com telhas em mal estado de conservação, estruturalmente estáveis e sem aplicação de impermeabilização prévia. Além disso, pode ser aplicada para otimizar o desempenho térmico de uma construção.
Quais as vantagens da borracha clorada?
• Garantia técnica: Para telhados com estrutura conservada, a borracha clorada apresenta o melhor custo benefício para renovar a garantia de um telhado, com um prazo que pode se estender até 5 anos.
• Economia: em relação a reforma de telhado (retirada e re-instalação de telhas), o sistema apresenta uma redução de até 67% do custo total.
• Isolamento térmico: com diversos estudos de caso, a aplicação da pintura pode reduzir em até 50% a temperatura de um telhado.
• Resistência a agentes agressivos: o sistema se mostra ainda mais eficientes em ambientes alcalinos, salinos e a intempéries.
Análise comparativa:
Conforme o viés dos parágrafos anteriores, existe uma diversidade de metodologias para reforma de telhado. Para simplificar a comparação de custo, prazo e durabilidade, nossa equipe vai analisar 4 principais soluções: Retirada e re-instalação de telhas, Sobreposição de telhado; aplicação de borracha clorada e revisão de vedação.
Em relação a custo, a aplicação de borracha perde apenas para revisão de vedação, que, inclusive, é uma das atividades na execução da metodologia. Como parâmetro, a revisão das vedações representa em média 30% do custo, enquanto a reforma de telhado pode atingir acima de 300%.
Em relação a prazo, varia conforme a proporção do telhado. Em uma área de 2.400 M2, com base em dados reais de uma execução e com uma equipe de 3 colaboradores, a revisão de vedação pode ser executada em 10 dias úteis. A aplicação de borracha clorada, em 20 dias úteis. E sobreposição de telhado, entre 30 e 40 dias úteis.
Já em comparação com a durabilidade, a garantia do sistema se aproxima a de um novo telhado (5 anos), enquanto a revisão das vedações dificilmente supera 2 anos.
Precisa de uma análise mais profunda do seu telhado?
Se quiser compreender se essa ou outra metodologia pode ser empregada, a Obra 7 possui uma iniciativa de assessoria gratuita. Em resumo, a nossa equipe analisa as imagens, indica uma solução e pode prosseguir com uma visita técnica com profissional competente. Dessa forma, é possível democratizar o conhecimento recente em mais 10.000 M2 de Reforma de telhado.