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Obra 7

Pavimentação: Quanto custa cada tipo de pavimento?

Asfalto, concreto ou paver: esses são apenas alguns dos diversos sistemas de pavimentação disponíveis. Nesse cenário, a escolha da metodologia mais adequada vai muito além da simples comparação entre materiais. Cada solução possui características técnicas, vantagens e limitações que devem ser analisadas para garantir durabilidade e custo. No entanto, a simplicidade e guerra de preços impera na tomada de decisão.

Inserido nesse contexto, o seguinte artigo tem como objetivo detalhar os principais fatores envolvidos para escolha do pavimento, tendo como foco a redução de custos, otimização da durabilidade e prazo para execução. Para isso, terá exemplos reais de preços e prazos executados em mais de 25 anos de pavimentação.

Introdução do estudo

Para desenvolver um estudo de caráter prático, a análise será elaborada entre os principais sistemas de pavimentação para carga veicular e com base em três critérios chaves: custo, prazo, resistência, durabilidade e manutenção.

Concreto:

Como principal metodologia para grandes cargas (acima de 20 toneladas), o concreto se destaca pela rigidez, durabilidade e melhorando a distribuição de carga no solo, exigindo menores intervenções na fundação (bases menos espessas) e causando menos recalques diferenciais. Segundo alguns estudos da associação brasileira de concreto, esse pavimento pode durar até 100% mais que seu concorrente (até 20 anos de vida útil). Todavia, o custo elevado de implantação, dificuldade para pequenos reparos (devido ao tempo de cura) e prazo para execução muitas vezes inviabilizam a sua implantação.

De forma geral, o concreto é utilizado quando a ausência de danos no pavimento é mais importante que a diferença no custo de implantação.

Asfalto:

Enquanto o concreto se destaca pela resistencia, o asfalto predomina pela sua ampla aplicabilidade. A velocidade de execução (com tráfego após 24 horas da implantação), facilidade na manutenção, preço competitivo e bom suporte de carga o tornam o preferido para tráfego veicular. Contudo, mesmo com capacidade de suportar grandes cargas, sua flexibilidade causa problemas de recalque na base do pavimento, que reduzem a sua durabilidade (em média, 10-12 anos de vida útil).

Em resumo, é o pavimento mais eficiente para cargas de veículos, escolha que se intensifica com a tolerância a remendos e agilidade na instalação.

Paver:

O pavimento intertravado, por outro lado, se destaca como um dos principais pavimentos custo x benefício. O conjunto de custo baixo, simplicidade na instalação e manutenção, sendo possível sua aplicação para trânsito de pessoas, veículos e caminhões leves, transmitindo a carga ao solo de forma semelhante ao asfalto, aumentam sua atratividade. Sua viabilidade, porém, é restringida pelo limite de carga e facilidade no surgimento de recalques, principalmente devido a problemas na drenagem, que reduzem sua vida útil para aproximadamente 5 anos.

Qual a diferença de preço e prazo?

Como apresentado nos parágrafos anteriores, o artigo tem como principal objetivo a praticidade. Como parâmetro, em uma metragem de 1.000 M2, o custo para execução de concreto para tráfego pesado corresponde a aproximadamente 35% a mais que o asfalto. O paver, mesmo que limitado pela carga máxima, pode chegar a ser 22,5% mais econômico que o pavimento flexível.

Enquanto isso, o prazo varia conforme cada projeto. De forma geral, o pavimento rígido (concreto) é o mais rápido a ser executado, mas exige um tempo de cura para a circulação que pode variar entre 10 e 28 dias. Já os demais pavimentos não exigem um período de “espera” após a instalação, possui rendimentos parecidos com o concreto e para metragens menores que 1.000 M2, de forma geral, o pavimento intertravado acaba sendo o mais eficiente.

Quer saber qual a escolha ideal para o seu projeto?

A assessoria construtiva consiste em um atendimento gratuito pela nossa equipe de engenharia, que avalia condições como capacidade do terreno, condições de trabalho e carga sobre o pavimento para definir o sistema mais eficiente para seu objetivo. Para começar a assessoria, basta entrar em contato com nossa equipe 😉

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