fbpx

Obra 7

Sobreposição de telhado: Como reduzir em 35% os custos de uma reforma

Infiltração de telhado pode ser causada por uma infinidade de fatores. Telhas em mal estado de conservação, capacidade insuficiente de calhas, fixação ou vedação inadequadas, para citar apenas alguns exemplos. Por isso, a necessidade de um profissional qualificado, para identificar (a partir da experiência) as origens mais prováveis com base nos vazamentos identificados e condições gerais da cobertura.

Nesse cenário, a solução apresentada não corresponde a um manual para corrigir infiltrações. Trata-se de como a sobreposição de telhado nos permitiu reduzir em 35% os custos de 5.000 m² de instalação de cobertura. Além disso, quais foram os aprendizados durante a execução, vantagens adicionais e condições da metodologia.

No que consiste a sobreposição de telhado?

Consiste em uma metodologia de instalação de um novo telhado sobreposto ao existente, em contrapartida da sua retirada e posterior fixação. Com os devidos cuidados, a sobreposição possui a mesma garantia de uma nova cobertura, com economia de custos e redução de prazo.

Por que adotar a metodologia?

Existem 4 principais fatores que diferem da retirada e re-instalação de telhas em uma cobertura.

1. Custo de material e mão-de-obra: A partir da sobreposição de duas camadas de telhado, reduz em 50% a logística de telhas, sem a necessidade da retirada das telhas instaladas. Além disso, auxilia no transporte, como o telhado existente possui capacidade para deslocamento de pessoal previsto pela carga de manutenção. Ainda, torna-se possível optar por um material mais simples e leve, sem prejudicar o desempenho da cobertura e agregando economia nos materiais.

2. Isolamento térmico e acústico: Como comentado no item anterior, a instalação de um novo telhado agrega no isolamento térmico e acústico da construção. Essa técnica se assemelha a “telha sanduíche”, mesmo sem um material que preencha entre as duas camadas, como o Poliuretano, por exemplo.

3. Paralisação das atividades: Com a retirada da antiga cobertura, todo material ou serviço prestado sob a área devem ser paralisados. Não apenas pelo risco de chuva (que pode danificar o estoque), como também o risco de queda de materiais e telhas, por exemplo. Durante a execução da sobreposição de telhado, todavia, o isolamento era feito em etapas, com base na área prevista para instalação no dia e o principal risco era a queda de parafusos.

4. Segurança: Seguindo pelo viés dos itens 1 e 3, a sobreposição de telhado agrega na segurança dos colaboradores ao passo que (1) evita o transporte de telhas desnecessárias e auxilia no deslocamento e (3) evita o risco de materiais sob a área da reforma.

Quando adotar a metodologia?

De forma geral, a sobreposição de telhado é a opção ideal para coberturas com estrutura conservada e telhas com mal estado de conservação. Particularmente, quando já existe um sistema de impermeabilização aplicado. Caso já tenha espuma expansiva, por exemplo, dificilmente uma outra impermeabilização irá corrigir os vazamentos. Com estrutura e telhas conservadas, por outro lado, uma revisão de vedação, cuumeiras e eólicos pode ser suficiente.

Aprendizados durante a execução

Essa reforma de cobertura nos proporcionou uma oportunidade única: analisar uma sobreposição de telhado que não conseguiu cumprir seu papel e definir outra estratégia. Por meio dessa observação, nossa equipe descobriu dois aspectos importantes:

• Em uma sobreposição, a telha não pode ser fixada diretamente sobre as outras telhas, que (em muitos casos) não estão conservadas. Deve apresentar uma estrutura auxiliar, no nosso caso, utilizando uma barra chata, ancorada diretamente sobre a estrutura principal da cobertura.
• Os principais pontos de infiltração continuaram sendo os eólicos e as telhas translúcidas. Não importa uma solução adequada a todo telhado, enquanto esses pontos não forem tratados adequadamente.

Com isso, nos permitiu não apenas construir o novo telhado sob novas diretrizes e sem qualquer surpresa, como também foi possível corrigir todas as infiltração observadas no telhado existente.

Excelência se constrói em obra

Acabamos de compartilhar o resultado de meses de uma análise de infiltrações, que concluiu com 5.000 M2 de Reforma de telhado. Da mesma forma, qualquer novo projeto, inclui um aprofundamento por toda a equipe de engenharia, que aprende e agrega nos próximos projetos. Excelência se constrói em obra significa isso: aperfeiçoar cada detalhe em todo projeto.