Tomadas inteligentes, sincronização com Alexa, IOT (Internet of things). A automação residencial abrange uma grande diversidade de produtos e estratégias, principalmente conforme o avanço e popularização das tecnologias. Todavia, tudo isso pode ser resumido de uma única forma: automatização da sua rotina e integração de diversos aparelhos da sua casa.
E surge a seguinte dúvida:
Como posso aplicar, na prática, a automação dentro da obra?
Antes de tudo, torna-se necessário avaliar quais as prioridades. Afinal, com a gama de produtos e serviços, são infinitas as possibilidades e deve-se adequar dentro da realidade orçamentária.
Para isso, a Obra 7 conta com a assessoria gratuita da Inovattive Home, empresa de destaque em automação residencial em Curitiba. Nesse cenário, será enviado um técnico em TI, que será o responsável por verificar as condições da obra e sobre o que poderá ser executado. Em uma conversa com o cliente, compreende-se quais os desejos e necessidades, traçando, portanto, os aspectos de seu perfil e os itens indispensáveis na proposta.
O que pode ser considerado como automação?
A melhor forma de definir a automação residencial é por meio de exemplos.
Em uma reforma de apartamento, um dos objetivos é renovar a área gourmet, com garantia de um ambiente de muita conversa e convivência. Esse é um estudo de caso real, aplicado ao Apartamento Z.T.. Para isso, o cliente decidiu instalar um equipamento de som, que poderia ser sincronizado com a sua tv ou até o celular. Nesse caso, a Inovattive Homerecomendou não só a quantidade de aparelhos, como também se encarregou da sua devida instalação.
Em outro caso, aplicável a Residência A.J., o cliente pediu uma assessoria para definir o que poderia ser realizado com um orçamento limite. Com isso, foi recomendado diversas tecnologias, cada uma com suas peculiaridades: desde o controle automático da iluminação, temperatura e persianas até instalação de home theater.
Vantagens da automação residencial
E, finalmente, foi elencado os 4 principais benefícios para aplicar a automação ainda no período de execução da obra, ou até após da sua entrega. Como esse serviço é personalizado a sua rotina, pode possuir aspectos únicos e, portanto, não abrangidos nesse artigo.
Gerenciamento de dispositivos em um só lugar
Para que isso ser possível, basta ter internet, aparelhos com conectividade elétrica e um dispositivo responsável pela coleta e troca de informações. Para controlar, gerenciar e programar os aparelhos de forma remota será necessário o uso de Wi-fi ou Bluetooth.
Na casa inteligente, essa integração pode ser controlada por meio de um aplicativo de celular, disponível para IOS ou Android.
Maximizar a segurança doméstica
O controle de fechaduras, detectores de movimento e câmeras de vigilância. Tenha acesso a tudo isso pelo celular. Receba notificações, programe horários específicos de funcionamento e, inclusive, contate a empresa de segurança de forma automática.
É importante, nesse caso, o uso de aparelhos inteligentes, ao invés de uma sincronização com os demais itens da casa.
Maior eficiência energética
A partir de um controle otimizado das funções da casa, é possível economizar energia. Como exemplo, o termostato inteligente permite um controle da temperatura de um modo mais preciso, mantendo a temperatura desejada sem excessos do ar-condicionado. A iluminação inteligente, por sua vez, pode apresentar sensores de movimentos, pode detectar a iluminação natural (diminuindo sua intensidade) e pode ser programada para horários específicos.
Tudo isso e mais permite otimização do gasto energético.
Insights de gerenciamento doméstico
Aparelhos inteligentes divergem de uma casa inteligente. Esta alternativa significa contar com uma interface unificada. Dessa forma, você conta com uma plataforma para toda a casa, em vez de rastrear os equipamentos individualmente. Por isso, você consegue ter uma visão geral e estabelecer um plano de gerenciamento doméstico, adaptável a sua rotina.
Gostou desse conteúdo? Quer ter acesso a conteúdos exclusivos de engenharia, na prática, a cada 15 dias?
Inscreva-se em nossa newsletter e não deixa de perder os próximos conteúdos!